sábado, 2 de outubro de 2010

A Minha Missão

Há muito que desejo que todas as pessoas vejam como o mundo está. Há muito que desejo que todas elas parem de por as suas necessidades e os seus caprichos à frente do bem da humanidade. Contudo, ninguém me houve. Berrar o mais alto que consigo ou manter-me em silêncio é igual pois ninguém me dá importância. Pensam que estes problemas não passam de algo passageiro. Continuam a deita lixo para o chão, continuam a desperdiçar, continuam a falar de problemas graves com um tom jocoso. E eu sofro...

Por vezes pergunto-me: "Será que vale mesmo a pena me esforçar? Esta gente vai continuar a fazer o mesmo e eu, provavelmente, desperdiçarei a minha vida a tentar atingir algo inatingível. Contudo, se o atingir, o que ganho? Apenas ficarei mais resignado por permitir que pessoas como essas vivam durante mais tempo e que perdurem o Mal da humanidade." Se não ajudar, as pessoas continuam a destruir o planeta. Se tentar ajudar, as pessoas continuam a destruir o planeta. Se conseguir ajudar, as pessoas continuarão a destruir o planeta. Em que ficamos?

4 comentários:

  1. Preocupares-te e teres consciência daquilo que se passa à tua volta é óptimo e deves continuar a fazê-lo, mas também é om começares a compreender que a tarefa de ''salvar o mundo'' nao te cabe a ti, cabe a toda a humanidade e enquanto todas as pessoas deste mundo pensarem que este mundo durará eternamente e não se virem no limite extremo, nada vai mudar.

    C.

    ResponderEliminar
  2. exactamente por isso e que temos de ser nós proprios a ter a iniciativa de fazer alguma coisa em vez de esperar que toda a humanidade tome consciencia de que a sua maneira de viver está errada.
    talvez nao consigas mudar a maneira de pensar das pessoas, mas pelo menos sabes que tentaste e que deste o teu contributo á humanidade e ao mundo...
    ...resta ás outras pessoas julgá-lo como deve ser e tirar dele um bom exemplo.
    acho que vais num bom caminho...

    ResponderEliminar
  3. Eu percebo que a tarefa de salvar o mundo não me cabe a mim. Não sou um super-homem nem o gostaria de ser.

    Contudo, como o "anónimo" disse, pelo menos sei que tentei fazer alguma coisa. Vou ter a consciência tranquila.

    Como Louis Pasteur dizia: "Sejam quais forem os resultados, com êxito ou não, o importante é que, no final, cada um possa dizer: 'Fiz o que pude'."

    ResponderEliminar
  4. Parabéns por mais este seu blog, Bernardo. Vou acompanhá-lo pois da natureza fazemos parte e nela estamos integrados!! Uma boa noite, grande abraço :)

    ResponderEliminar