sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Água

A água é vida. Faz parte de todos os seres vivos e, sem ela, eles não existiriam.

Dos quatro elementos fundamentais da Natureza é o que mais me fascina. Transmite-me a sensação de calma, relaxamento, tranquilidade. A minha actividade favourita é, pois, nadar, especialmente no mar. Quando nado sinto-me parte de um todo perfeito. Sinto-me numa outra dimensão, numa dimensão utópica, onde tudo está certo. Não me importava de viver dentro de água a tempo inteiro. Se sempre me sentisse assim, seria perfeito.

No entanto, todos nós sabemos como as águas podem ser traiçoeiras. Quando revoltas, são capazes de afastar todos esses sentimentos que me fazem sentir bem com a vida.

E é por isso que temos que parar de destruir o nosso ambiente pois é este maravilhoso elemento da Natureza que pode conduzir ao fim da humanidade. Com a subida do nível médio das águas do mar, causada pelo degelo dos glaciares, o problema ambiental bastante grave, as áres costeiras têm vindo a reduzir. Este ano, na praia que costumo frequentar (Santa Cruz) o nível das águas subio consideravelmente e a mudança notou-se. A primeira coisa que pensei foi que o Verão nunca mais seria o mesmo e aquela sensação de paz e tranquilidade que sentia, provavelmente nunca mais a sentiria.

A água faz parte de nós. Não a desperdicem, tentem poupá-la ao máximo. E apesar de a conversa ser sempre a mesma, não passa da verdade. Pois, assim como a água nos dá vida, também pode vir a tirá-la, num futuro próximo. Muito próximo...

Sem comentários:

Enviar um comentário